quarta-feira, 19 de abril de 2017

(ATIVIDADE 7) 7º ano - Cores, Romero Britto e atividade para colorir (Artes)

1) Cores


As cores são tradicionalmente classificadas da seguinte forma: 

Cores Primárias: são as cores puras, ou seja, o vermelho, azul e amarelo.


Cores Secundárias: união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).


Cores Terciárias: união de uma cor primária e uma secundária, por exemplo, vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).



Cores Neutras, Quentes e Frias

Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:

Cores Neutras: possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons de cinza e de marrom.
Cores Quentes: são as cores que transmitem uma sensação de calor, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo.
Cores Frias: englobam as cores que transmitem sensação de frio, por exemplo, azul, verde e violeta.



2) Romero Britto (1963)

Pintor, escultor, serígrafo e artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop
Romero Britto nasceu no Recife - Pernambuco, em 6 de outubro de 1963. Aos 8 anos de idade começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. "Eu ficava sentado e copiava Tolouse e outros mestres dos livros, por dias e dias."




Aos 14 anos, fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."
Frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros. Durante um ano pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros. Quando retornou ao Brasil, seu desejo de ter contato com o mundo ficou ainda mais forte, queria continuar a viajar e mostrar sua arte. Com isso, desistiu do curso de Direito e decidiu ir visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, nos Estados Unidos.
Lá se deu conta que tinha muita empatia com o ritmo acelerado do "american way of life". A diversa paisagem cultural e a beleza tropical o fizeram lembrar do Brasil. Fez de Miami, então, sua residência permanente. Casou-se com Sharon (uma norte-americana) e tem um filho, Brandon, que está sendo educado em Miami.
Trabalhou como atendente em lanchonete e lava-rápido, como ajudante de jardineiro e caixa de loja. Durante esse percurso, ele fez muitas amizades e através desses amigos conheceu Cheryl Ann com quem se casou e teve um filho, Brendan Britto.
Durante o processo de busca de uma galeria onde pudesse expor sua arte, Romero começou a mostrar seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Depois chegou até a Steiner Gallery, em Bal Harbour, também na Flórida.
Foi nessa galeria que Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos a entusiastas da arte do mundo inteiro.
Nesse período, Romero iniciou uma parceria com uma loja que vendia móveis artísticos em Coral Gables, Coconut Grove e Bayside Marketplace, em Miami. Estas lojas começaram a vender suas obras. Sr. Mato, o dono das lojas, ficou tão entusiasmado com as vendas das obras do jovem Romero que decidiu assinar um contrato de aluguel de curto prazo, no então famoso Mayfair Shops, em Coconut Grove.
O local a ser alugado era anteriormente um salão de beleza e o Sr. Mato decidiu não renovar o contrato, de tal modo que as obras de Romero Britto foram sendo mostradas entre os equipamentos do salão. Assim se formou o estúdio de Romero. O Sr. Mato deu ao artista a oportunidade de manter a loja até o término do período de locação. Após o encerramento desse período de 4 meses, Romero assumiu a locação e manteve seu estúdio em Mayfair Shops por 6 anos.
Foi no estúdio de Mayfair que Michael Roux, então Diretor Presidente da Absolut Vodka, convidou Romero para criar uma pintura para ser usada em uma nova campanha publicitária da vodka. Trabalharam nesta campanha artistas pop muito conhecidos e conceituados como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha.
Romero Britto foi o quinto artista a ser contratado pela Absolut Vodka. Os anúncios publicitários apareceram nas mais importantes revistas da América. Foram 62 publicações nos Estados Unidos. Essas publicações foram distribuídas ao redor do mundo muito rápido e foram vistas por milhares de pessoas.




Seguindo a trajetória da Absolut, empresas de renome como a Grand Manier, Pepsi Cola, Disney, IBM e outras interessadas em cultura popular passaram a incorporar as pinturas de Romero Britto em seus projetos especiais.

Ao longo desses anos, Romero tem dedicado seu talento, sua arte e sua energia a muitas causas filantrópicas. Usando sua capacidade e influência, oferece oportunidades de arrecadação de fundos para importantes e respeitáveis organizações em vários países.


Trabalhos artísticos

A sua arte é tão completa que ele foi considerado como embaixador das artes no Estado da Flórida, o que para ele com certeza foi uma satisfação.
E ainda, essa nomeação quem a deu foi o irmão de George Bush, Jeb Bush. Ele construiu uma pirâmide como forma de reprodução da Pirâmides de Gizé que é uma das sete maravilhas do mundo antigo, reproduziu em uma altura que equivale a um prédio de quatro andares.


Um grande artista! Já foi convidado para fazer a abertura com Cirque Du Soleil para Super Bowl XLI. Ainda mais, a ONU já pediu para que ele criasse os seus selos.
Ele conta com duas galerias, uma em São Paulo e outra em Miami.

Obras Públicas Pelo Mundo

For You Aeroporto de Belo Horizonte, Brasil; 
Aeroporto de Curitiba, Brasil; 
City of Bay Harbor, Flórida; 
Museu de São Paulo, Brasil; 
Midtown Shops, Miami, Flórida;
Dancing Boy City of Beaulieu, França; 
Midtown Shops, Miami, Flórida;
Azul Basel Children’s Hospital, Basel, Suíça;
Beach Ball Museum of Art & Science, Tallahassee, Flórida; 
Aeroporto de Salvador, Brasil; 
Aeroporto de Recife, Brasil; 
Florida House, Washington DC;
Flying Fish Basel Convention Center, Ramada In, Suíça;
Big Temptation City of Saugatuck, Michigan;
Big Apple Aeroporto JFK, New York, NY; 
Aeroporto La Guardia, New York, NY; 
Escola Robert Shriver, Maryland; 
Palmer Trinity School, Pinecrest, Flórida; 
City of Davos, Suíça;
The Good Girl Hillel Academy, Miami, Flórida;
All About Fun Mariner of the Seas, Royal Caribbean;
The Bookworm Palmetto Bay Library, Flórida;
Tina the Pirate Girl Grapeland Park, Flórida;
Boomfish Grapeland Park, Miami, Florida; 
Hotel Waldhaus, St. Moritz;
Flower Pot Pinecrest Public Library, Flórida;
Squeaki Grapeland Park, Miami, Flórida;
Garden Butterfly Arts Park, Young Circle, Hollywood, Flórida; 
Ecole Supérieure d'Arts Plastiques de Monaco; 
Midtown Shops, Miami, Flórida;
Montreux Jazz Raffles le Montreux Palace Hotel, Suíça;
Dolphin Girl Fernando De Noronha Aeroporto, Brasil;
Millie the Bunny Bush Presidential Library, Washington DC;
Miami Kids Miami Children’s Museum, Miami, Florida;
Florida Girl The Falls, Palmetto Bay, Flórida;
Welcome Sheba Sheba Medical Center, Tel Aviv, Israel;
Welcome Dadeland North Plaza, Miami, Flórida;
Kendall Kids Kendall Village Shopping Center, Miami, Flórida;
Love Blossoms Miami, Flórida;
Ice Skater Miami, Flórida;

Northen Star Miami Beach, Flórida;


Fonte:
https://www.escritoriodearte.com/artista/romero-britto/

http://www.gikainfoescola.com/turmas/7ano/7ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário